PB: ARTESÃO DE NOVA PALMEIRA É HOMENAGEADO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA PB

O artesão Éder Medeiros (32), da cidade de Nova Palmeira, no Seridó Oriental paraibano, foi homenageado em sessão especial realizada na Assembleia Legislativa da Paraíba – ALPB, nesta sexta-feira (25/09).

O grande destaque de Éder na solenidade, foi à apresentação de um cavaquinho que tem o corpo do instrumento ilustrando a bandeira da Paraíba e um cacto na extremidade do braço, símbolo da Caatinga. Ele é destaque também como o artesão mais novo do Programa de Artesanato Paraibano (PAP) do Governo do Estado

A deputada Estela Bezerra foi a autora da propositura e a sessão teve a participação de gestores da área do artesanato e dezenas de artesãos paraibanos.

Deputada Estela Bezerra
A Coordenadora PAP, Lu Maia, destacou que o programa tem incentivado os artesãos paraibanos em seu desenvolvimento econômico, cultural e social.

Lu Maia
A sessão também contou com a participação da gestora do Programa do Artesanato Brasileiro, Ana Beatriz, que fez elogios ao artesanato paraibano e ressaltou que o incentivo dado à categoria através do PAP é o diferencial do estado.

Ana Beatriz
O artesão Éder Medeiros, uniu a arte da música ao artesanato. Ele produz instrumentos musicais e ressaltou os avanços após a adesão ao PAP. “Foi uma mudança muito grande. Comecei a ver o reconhecimento da minha arte. Essa homenagem é muito gratificante. É aprova de reconhecimento do meu trabalho”, relatou.

Outra artesã homenageada foi Antônia Ribeiro Mendonça, de 83 anos, do município de Ingá, que há 70 anos trabalha com artesanato. Ela é a mais antiga artesã cadastrada no PAP e agradeceu pela homenagem.

Deputada Estela Bezerra, Antônia Ribeiro e Lu Maia
A gestora do Programa de Artesanato Paraibano (PAP), Lu Maia, também foi homenageada pela Assembleia Legislativa, através da deputada Estela Bezerra, por reconhecimento ao seu trabalho à frente do PAP. Ela também recebeu o Título de Cidadã Paraibana.

Texto baseado em informações obtidas através da ALPB.

Imagens: ALPB
Nova Palmeira Notícia